Sim, ele está mais vivo do que nunca. Depois de um longo sumiço, que levou décadas, o mestre Luiz Carlos Porto deu o ar da sua nobre graça. O inusitado e saudoso encontro provocou o maior rebuliço entre os veteranos do universo do rock and roll cearense e reuniu diversos artistas que dispuseram o seu tempo e a sua arte para homenagear esse que é um dos maiores cantores de rock do Brasil.
O momento foi de festa, com a realização do Tributo à banda alencarina “O Peso”, grupo esse que ganhou notório destaque na década de 1970 e que tinha o Luiz à frente, com sua voz única e composições para lá de psicodélicas e suingadas. E o Sapoti Soundz não poderia ficar de fora desse momento tão importante para a história da música do Ceará. Enquanto o “homi” não chegava ao local, provocando expectativa entre os curiosos que disputavam uma mesa, partimos para os registros fotográficos.
Aos que não tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do “O Peso”, o grupo foi criado inicialmente como uma dupla de cearenses, Luiz Carlos Porto e Antônio Fernando Vale. Os dois participaram de alguns festivais de música pelo país. Em pouco tempo, a dupla acabou virando um quinteto, quando lançaram o disco “Em Busca do Tempo Perdido”, obra que ganhou notoriedade, apesar do restrito e seleto mercado fonográfico da época.
Após participar do III Festival Nordestino de Música Popular, a banda começou a avançar e a quebrar barreiras, sendo estimulada a ocupar novos espaços. Entre eles, a participação no VI Festival Internacional da Canção, um grande evento que aconteceu no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com a música “O Pente”, bastante difundida nos anos de 1990 pela banda também cearense Gang da Cidade.
Com transmissão ao vivo, o festival impulsionou o grupo e imortalizou a canção, que foi incluída no LP oficial do evento: “Os Grandes Sucessos do FIC 72”. A música também foi gravada em um compacto, através do selo Polydor. Outro momento importante da carreira da banda, foi a participação no conhecido Hollywood Rock. Além do disco “Em Busca do Tempo Perdido”, O Peso também gravou um compacto simples com as músicas “Sou Louco Por Você” e “Me Chama de Amor”.
Na icônica e histórica noite do tributo, vale destacar a participação da banda Renegados, uma das maiores representantes do rock cearense. Tendo como base os irmãos Marcelo (cantor, compositor e guitarrista) e Ricardo Pinheiro (baterista), o grupo está na estrada desde 1993. Outro destaque vai para o cantor e compositor Laerte Duarte e sua inconfundível voz na Gang da Cidade, assim como a presença do gigante Paulinho da banda Trem do Futuro que com sua potente voz emocionou o público presente. A festa contou ainda com as participações de Parahyba de Medeiros, Kazane, dentre outros.
Que venha a segunda edição do tributo. E o Sapoti Soundz marcará presença novamente.