Ele nasceu em 23 de março de 1968. Ele fundou o Blur (quem nunca ouviu “Song 2” na MTV dos anos 90?), além de tantas bandas como Gorillaz e The Good, The Bad and The Queen (com ninguém menos que Tony Allen). Ele praticamente fundou o gênero Britpop (termo esse que muitos consideram invencionice). Depois ele fundou a Rocket Juice and The Moon (com Flea, do Red Hot Chili Peppers, e, de novo, Tony Allen). Ele já foi carregado à força por segurança do próprio show, só porque não queria parar de tocar e cantar depois de 5 horas de apresentação. Ele voltou com o Blur, lançou disco solo, produziu um monte de gente, até que em 2016 ele se uniu à Orquestra de Músicos Sírios para sair em turnê com essa galera toda, espalhando uma mensagem de paz e música. Fique aqui com “You and Me”, que conta com a participação de Brian Eno no backing vocal e no sintetizador.
Atualização em 25/03: E não é que Gorillaz acabou de anunciar um novo disco, o “Humanz”, com 14 músicas e lançamento em vinil (difícil acreditar, mas dizem que 1 música por disco, sendo o lado B uma versão alternativa do lado A)!? Ao que parece, Damnon guardou esse anúncio como presente para os fãs por ocasião de seu aniversário.
Veja esse vídeo novo deles em 360º. Coisa de doido.
Atualização em 27/03: As novas músicas do Gorillaz, do disco “Humanz”, foram apresentadas na íntegra um dia após o anúncio, em um show surpresa em Londres, com transmissão ao vivo pelo Facebook da banda.